Mindfulness com Origami
Você com certeza já ouviu falar de Mindfulness, esse termo pode ser traduzido de forma livre para “Atenção Plena”, ou seja, é o ato de se concentrar fortemente numa tarefa no momento atual para que você utilize todo o seu potencial para executá-la.
Os benefícios da utilização dessa concentração são vários, entre os principais voltados para área de tecnologia são: mente aberta, confiança, desapego, aceitação e o principal paciência. Estamos vivendo uma época em que somos constantemente bombardeados dos mais diversos estímulos, e caso não tenhamos controle e consciência estaremos sempre se “perdendo” num mar de pensamentos, e sabendo que o pensamento é nossa principal ferramenta de trabalho, é fundamental que possamos ter nossa mente focada para gerar ideias com qualidade.
Existem algumas maneiras de praticar o estado de atenção plena, a mais conhecida é a através da prática de meditação, entretanto num ambiente de trabalho, caso não exista um espaço que ofereça essa possibilidade, fica muito mais difícil. Outra forma é através da respiração cadenciada, ou seja, através do controle da inspiração e expiração podemos induzir o estado, contudo é necessário um tempo longo para completar o ciclo.
Uma forma bem interessante e simples e que pode ser utilizada em qualquer lugar, hora e ambiente, é executar dobraduras, mais conhecidas como origami. Origami é uma arte milenar japonesa de representar elementos naturais através de dobras em folhas de papel utilizando somente as mãos, sem cortá-la ou colá-la. Quem assistiu a série “La Casa de Papel” deve lembrar que quando o professor entrava em negociação com a polícia, ele pegava uma folha de papel e iniciava a dobradura de origami, isso porque essa ação lhe obrigava a manter a sua mente no momento atual.
Efetuar a dobradura de um origami pode aumentar nossa atenção plena de forma simples. Iniciar uma dobradura exigirá somente uma folha de papel e pode ser executada em qualquer local e qualquer situação, seja numa reunião, numa palestra, ou em sua mesa. Durante o processo de dobradura sua mente estará sendo “obrigada” a se colocar no momento presente, para executar o próximo passo, com isso ela não consegue escapar para o passado ou futuro. Todo origami é único, ou seja, isso irá lhe treinar a abandonar o perfeccionismo, a autocrítica ou o autojulgamento. O ato da dobradura pode ser considerado uma micro meditação, porque você está completamente envolto no processo e dentro do aqui e agora. O origami também força a desaceleração, porque o ato de dobrar o papel em formas predeterminadas deve ser feito com paciência e consideração. Por fim, ao final da dobradura você poderá compartilhar com outras pessoas o resultado, tanto o origami, como a forma de fazer, criando assim conexão.
Como iniciar? Simples! Escolha um modelo de origami, eu recomendo um Tsuru, por conta da quantidade de dobras, exigirá de seu cérebro uma concentração maior para lembrar os passos, abaixo vou deixar um passo a passo, execute algumas vezes até decorar os movimentos. Toda vez que você for iniciar uma atividade que precise aumentar sua atenção, inicie a dobradura do origami, naturalmente seu cérebro irá se adaptar após a execução e lhe prover mais potencial em foco na atividade subsequente. E claro, pratique sempre, pois através da repetição o estado gerado pelo Mindfulness será mais facilmente acessado a cada nova sessão.
Marcelo Goberto de Azevedo