Reduzir ou Otimizar Custos da Nuvem

Marcelo Goberto Azevedo
3 min readJan 3, 2023
Reduzir ou Otimizar

A adoção de soluções em nuvem por organizações tem crescido em números vertiginosos, a taxa prevista de crescimento dos gastos para esse ano de 2023 apresenta um fator de 20,7% de aumento, conforme relatório apresentado pela Gartner, mesmo levando em consideração um clima de contenção de gastos. Neste cenário, é compreensível que os valores gastos com a nuvem estejam entrando no radar estratégico das organizações.

Muitos Diretores de Tecnologia (CTO) estão sendo cobrados para criarem uma eficiência financeira na alocação de recursos nas nuvens, e é neste ponto que normalmente a primeira decisão de ação é focada na eliminação de custos já instalados, seja reduzindo ou otimizando. Entretanto, muitos podem interpretar essas formas como a mesma coisa, porém existe uma sutil diferença entre elas. Com o propósito de iniciar esse entendimento, vejamos as definições dessas palavras, conforme o dicionário Michaelis.

Reduzir — É tornar(-se) menor; diminuir.

Otimizar — É proceder à otimização de; tornar ótimo.

Baseado nas definições, podemos entender que reduzir trata-se simplesmente da ação de reduzir os gastos sem a necessidade de aplicar nenhum processo de aferição de qualidade ao final da mudança, podemos considerar uma ação reativa de curto prazo com foco na eliminação imediata de gastos em sua maioria desnecessários. Já no caso da otimização, devemos ter como alvo uma alocação de recursos e seus respectivos custos com a finalidade de garantir uma ótima eficiência financeira, ou seja, se trata de ação proativa de longo prazo com foco no retorno sobre o investimento.

Agora podemos entender a importância dos dois modelos de ação, sendo a primeira, Reduzir, que irá garantir que os desperdícios de recursos sejam sanados imediatamente evitando gastos desnecessários, e na segunda ação, Otimizar, onde será necessário um planejamento e estudos de casos para oferecer os melhores formatos e configurações finais de recursos com a inteção de assegurar em longo prazo a sustentação do crescimento da nuvem com o melhor retorno sobre o investimento dos recursos alocados por produtos.

Essas ações fazem parte da fase Otimização em FinOps, existe uma tarefa Levantamento de Redução e Otimização, nesta atividade o time de Operações efetuará um levantamento dos recursos para encontrar ações de redução e otimização que irão fomentar o compartilhamento desse conhecimento diante das possibilidades reais de redução e otimização de custos, habilitando assim o melhor gasto versus a taxa de utilização.

No livro “O Caminho das Pedras da Cultura FinOps”, além de tratar dessa atividade, ofereço outras ideias de tarefas e ações que poderão compor um plano personalizado para as organizações na adoção da cultura FinOps.

Versão Kindle
Versão Impressa

--

--

Marcelo Goberto Azevedo

Cloud Engineering Lead. More than 30 years coding, analyzing, and enjoying every moment